Conheça os 5 modelos que mais fazem sucesso entre os consumidores.
Existem muitos fatores que são considerados na hora de escolher uma máquina de lavar. Dentre eles, podemos destacar preço, capacidade, tamanho e funções. Graças à tecnologia, hoje, é possível escolher produtos com várias funcionalidades e que trazem muita praticidade para o dia a dia.
Se você vai trocar sua máquina de lavar roupa, está na hora de conhecer as opções que o mercado oferece e as tendências que fazem sucesso entre os consumidores.
Saiba agora quais são os 5 principais tipos de máquina de lavar e qual se encaixa melhor na sua rotina!
Tanquinho
É o modelo mais tradicional das máquinas. Os tanquinhos são úteis porque tiram sujeira pesada, mas alguns produtos podem oferecer poucas funcionalidades.
A grande vantagem é que eles são as opções mais baratas. Então, se você não tem uma máquina de lavar ainda e precisa de uma com urgência, mas sem gastar muito, o tanquinho pode te ajudar a resolver o problema temporariamente.
Já a desvantagem é sobre o processo de lavagem. Essas máquinas são consideradas semiautomáticas. Isso porque não conseguem fazer um ciclo completo e te entregar uma roupa pronta para colocar no varal.
É necessário trocar a água e encher o tanquinho a cada novo ciclo: no molho, em uma ou duas lavagens e no enxágue. Além disso, é preciso torcer as peças antes de colocá-las no varal, porque a máquina não oferece essa opção.
Automática
Para tornar o processo mais fácil, surgiu a máquina. Ela supre boa parte das desvantagens que o tanquinho oferece, e com muita facilidade de uso.
As máquinas automáticas permitem fazer uma programação de um ciclo completo, desde a lavagem até a centrifugação. Os modelos mais completos conseguem até dosar a quantidade de sabão e de amaciante para atingir melhores resultados na lavagem.
Assim, é de se esperar que os custos sejam mais altos do que o dos tanquinhos. Mas, mesmo assim, essas máquinas de lavar não são tão caras como outras que apresentam funções mais sofisticadas e com ciclos específicos.
Lava e seca
Já no modelo lava e seca, a máquina te entrega a roupa pronta para uso. É possível optar por não secar a roupa, mas é uma possibilidade incrível para quem não tem muito espaço em casa ou precisa da peça na hora.
Nesse tipo, as programações são mais avançadas. Existem lavagens para vários tipos de tecidos e de sujeira, mas também com opção só de secagem ou de um ciclo completo.
Outros ajustes são o de temperatura. Para tecidos mais sujos, as altas temperaturas são grandes aliadas dos alvejantes. As manchas saem com mais facilidade, e, ainda, sem agredir os tecidos.
Como esperado, as máquinas lava e seca são os modelos mais caros do mercado, mas é sempre importante se lembrar das variadas funções que ela oferece. Se o consumidor fosse comprar dois aparelhos separadamente, com certeza, os valores iam ser mais altos no total.
Secadora
Como o próprio nome já diz, a função principal dessa máquina é a secagem. Ela usa ar frio e quente para acelerar o processo de secagem das peças, deixando a roupa com aspecto macio.
A desvantagem é que essas máquinas costumam ser bem grandes e precisam de um espaço maior para serem instaladas. Além disso, para ter uma dessas, é preciso lavar as peças primeiro no tanquinho ou na lavadora automática e, só depois, colocá-las na secadora.
Mas a vantagem é que, dependendo do tecido, a roupa já sai pronta para usar, sem a necessidade de passar com o ferro.
Centrífuga
Se você quer só secar a roupa para colocá-la no varal, o ideal é a centrífuga. Ela tem a capacidade de secar até três vezes mais rápido do que o processo de centrifugação da lavadora automática. Mas, mesmo assim, existe a necessidade de levar a roupa ao varal.
Essa é a melhor opção para complementar o tanquinho, por exemplo. É prática e já entrega a roupa quase seca!
Entre esses 5 modelos, qual mais combina com você? São tipos para todas as necessidades e bolsos. Escolha itens de marcas que você conhece e confia e tenha a melhor lavadora para te oferecer praticidade no dia a dia!