Scooter elétrica: Saiba quais critérios devem ser levados em consideração antes de realizar sua compra!
Com a chegada de 2021, tanto o Regulamento Geral de Trânsito como o Regulamento de Veículos sofreram alterações e, por isso, os chamados veículos de mobilidade pessoal, que incluem as scooters elétricas, já têm de cumprir uma série de requisitos muito específicos.
Em primeiro lugar, a scooter elétrica é apenas para uma pessoa e deve ser movida exclusivamente por motores elétricos que permitem atingir uma velocidade entre 6 e até um máximo de 80 km/h . Esta classificação exclui veículos para pessoas com mobilidade reduzida.
Os novos regulamentos estabelecem que eles estão proibidos de circular nas calçadas e nas áreas de pedestres. Também é obrigatório que cumpram as regras de trânsito como outros veículos e sua utilização é proibida em vias interurbanas, cruzamentos, bem como auto-estradas e vias de circulação dupla que circulam dentro de uma cidade, ou em túneis urbanos. Além disso, o condutor deve ser habilitado.
Scooter elétrica: O que levar em consideração antes da compra?
Confira a seguir o que deve ser levado em consideração antes da compra da scooter elétrica:
Experimente em primeira mão: como em qualquer artigo, é sempre aconselhável ir a uma loja física para testá-lo e ver quais as funcionalidades que oferece.
Tipo: Há cada vez mais variedade de scooters elétricas no mercado. O usuário pode escolher entre veículos com ou sem guidão, com ou sem selim, com duas ou mais rodas…
Peso: Em geral, o peso médio varia entre 10 e 15 kg. Se você usar muito, é mais conveniente que seja leve.
Rodas: Seu tamanho determina o tipo de scooter. Se forem maiores, oferecem mais estabilidade e segurança, mas pesam mais e gastam mais bateria. Se forem menores, é mais fácil de transportar, mas dirigir pode ser mais instável.
Design: Tal como acontece com as motos ou bicicletas, o ‘corpo’ da trotinete elétrica tem de ser resistente e de qualidade.
Freios: Devido à velocidade atingida (até 25 km/h é permitido), é conveniente avaliar que, além do freio motor, existem freios a disco para aumentar a segurança.
Luzes: Recomenda-se que possua luzes embutidas e bem posicionadas para que seja visível durante o trânsito noturno.
Autonomia: Antes de adquiri-lo, é conveniente calcular a rota das viagens diárias para saber quanto é necessário carregar. Mais do que o tipo de bateria, a chave é que ela tenha autonomia suficiente para nossas necessidades e o tempo de carregamento.
Manutenção: Também é importante saber aonde ir para fazer uma revisão ou caso haja alguma avaria. Serviços assim garantem a manutenção para que dure mais anos e nas melhores condições possíveis.
Leia opiniões: Para ampliar as informações sobre scooter elétrica, existe a possibilidade de consultar opiniões e avaliações de outros usuários na internet, em sites de fábricas do próprio veículo, entre outros.
Pneus: Quanto mais grosso for o pneu, mais pesado será o veículo e gastará mais energia para condução. Além disso, eles devem receber os cuidados necessários para aumentar sua durabilidade, bem como: limpá-los após o uso, evitar deixar a scooter elétrica exposta a temperaturas climáticas como chuva e sol forte por muito tempo. Ou seja, você deve guardar a mesma em uma garagem coberta.