O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma desordem que ocorre principalmente em crianças. Portanto, se você é pai ou mãe, é essencial estar atento aos sinais de TDAH.
Eles são variados e muitas vezes difíceis de diagnosticar, visto que muitas vezes coincidem com o comportamento normal de uma criança.
Portanto, o diagnóstico deve ser feito por um especialista da área. Apenas ele será capaz de observar a criança e entender seu histórico com a doença.
Mas para você ter uma ideia melhor, trouxemos neste artigo alguns dos sinais de TDAH que você precisa conhecer. Dessa forma, será possível levar a criança ao especialista no primeiro sintoma.
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O que é, e quais os sinais de TDAH?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios mais comuns entre as crianças. Afeta o campo de atenção e a concentração e pode ser acompanhado por impulsividade e hiperatividade.
A maioria das crianças é por vezes desatenta, facilmente distraída, impulsiva ou muito ativa. Elas podem ter TDAH se esses comportamentos se manifestam com frequência e forem mais graves do que em crianças da mesma idade ou nível de desenvolvimento.
Um diagnóstico de TDAH também pode ser feito se os comportamentos persistirem e afetarem negativamente a família da pessoa, bem como sua vida social e escolar.
Embora a agressão não seja um sintoma particular de TDAH, esse distúrbio é frequentemente diagnosticado em crianças que têm um comportamento agressivo.
Os estudos não estabeleceram uma ligação precisa entre o TDAH e a agressão em crianças. Certos comportamentos que não são sintomas que demonstram os efeitos na saúde mental que são claramente definidos de TDAH, mas que foram associados a eles, podem levar à agressão.
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Estes incluem o seguinte:
- Baixa tolerância à frustração;
- Ataques de raiva;
- Instabilidade emocional;
- Teimosia;
- Conflitos com os pais;
- Habilidades sociais ruins;
- Baixa autoestima.
Agora vamos mais a fundo para ver os sinais de TDAH.
Quais os sinais de TDAH?
Os sinais de TDAH são divididos em dois grandes grupos: comportamentos de desatenção e comportamentos de hiperatividade e impulsividade.
O TDAH pode ser diagnosticado em crianças se, nos últimos seis meses ou mais, eles tiverem demonstrado seis ou mais comportamentos de desatenção, hiperatividade ou impulsividade.
Sinais de TDAH relacionados à desatenção
- Não presta atenção aos detalhes com frequência ou tem o que parece ser falta de atenção em trabalhos escolares ou outras atividades;
- Geralmente tem dificuldade em se concentrar em seu trabalho ou atividades;
- Muitas vezes parece não ouvir quando falamos com ele;
- Não segue as instruções com frequência e não termina o trabalho;
- Muitas vezes tem dificuldade em organizar suas tarefas;
- Geralmente não gosta de realizar tarefas que exigem reflexão contínua;
- Perde coisas com frequência;
- Muitas vezes se distrai facilmente;
- Esquece as coisas com frequência.
Sinais de TDAH relacionados a hiperatividade
- Não fica no lugar e torce-se em sua cadeira;
- É incapaz de ficar sentado;
- Corre com frequência ou escala excessivamente;
- Fala excessivamente;
- Geralmente tem dificuldade em brincar em silêncio;
- Move-se constantemente.
Sinais de TDAH relacionados a impulsividade
- Geralmente tem dificuldade em esperar pela sua vez;
- Deixa as respostas escaparem antes mesmo de terminarmos de fazer a pergunta;
- Interrompe os outros ou invade frequentemente as conversas ou jogos.
Causas e fatores de risco
As causas exatas do TDAH não são conhecidas, mas parece ser atribuível principalmente a fatores genéticos. Crianças nascidas em famílias com histórico de TDAH são mais propensas a serem diagnosticadas com TDAH.
Embora tenha havido tentativas de estabelecer uma conexão entre o TDAH e o estilo de educação da criança pelos pais, a exposição à televisão desde cedo e a exposição a fatores ambientais, ainda não há evidências conclusivas a esse respeito.
Diagnóstico e tratamento
Uma série de intervenções terapêuticas eficazes podem ajudar as crianças com TDAH. A terapia cognitivo-comportamental pode aumentar a autoestima, reduzir pensamentos negativos e melhorar as habilidades de resolução de problemas.
A terapia cognitivo-comportamental também pode ajudar as pessoas a adquirir autocontrole e melhorar as suas capacidades sociais.
Os pais podem aprender a orientar melhor o comportamento dos seus filhos. Os professores podem projetar programas para crianças com TDAH para incentivar o sucesso em vez do fracasso.
De fato, uma criança com TDAH que está recebendo um tratamento adequado pode levar uma vida produtiva e bem sucedida.